quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Vamos ultrapassar o regresso às aulas juntos!


Este post sobre o regresso às aulas é aquilo a que podemos chamar uma “fuga para a frente” que, basicamente, significa ter uma fobia em relação a alguma coisa e, em vez de nos retrairmos em relação a isso, vamos “em frente”. Um exemplo poderá ser um soldado, no meio da guerra, cheio de medo, que começa a correr e a disparar contra o inimigo. Acho que deu para perceber a analogia.

Eu resolvi escrever este post para me tranquilizar(-vos).

O “Regresso às Aulas”, aquele monstro grande e peludo que canta a música “segunda-feira yeaaah”, começa a assombrar-me quando começam a aparecer dois dígitos nos dias do mês de Agosto. O meu cérebro tem que fazer um esforço para que esse monstro não arruíne os últimos dias que me restam das férias.

Eu tenho alguns “pensamentos-chave” que fazem com que o regresso às aulas não seja assim tão mau.

As coisas do costume: comprar material escolar, estar com os amigos, conhecer os novos professores… já não resultam. O material escolar que vais comprar é uma caneta e uma borracha, estiveste com os amigos as férias inteiras e a vontade de conhecer os novos professores não é assim tanta.


 Por isso, há que ir mais ao fundo da questão e pensar o que é que, realmente, te entusiasma nos próximos meses.

Na minha cabeça, eu tenho vários acontecimentos que me dão vontade de iniciar o ano.

O facto de ser finalista e só ter aulas de manhã; o meu aniversário estar-se a aproximar; começar-se a pensar no que vamos fazer na PDA; não faltar muito para ver os centros comerciais cheios de enfeites e músicas de Natal (já não digo nas ruas, pelos motivos óbvios), entre outras coisas…

Mas isto é pessoal. Há quem não seja finalista e tenha aulas até às 16h, há quem tenha feito anos no Verão, e até há quem não goste do Natal e da Passagem de Ano. Portanto, cada um tem que fazer a sua ginástica mental de modo a contornar os aspetos negativos que implicam o regresso às aulas (que eu nem vou referir aqui) e tornar esse período em algo não tão desagradável…

Sem comentários: