quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Quanto tempo faltará para o declínio do facebook?



Este post é grandinho. É melhor ires buscar mantimentos à cozinha…. E pelo caminho ires à casa de banho.


Quando comecei a deixar o paint, o pinball e aquelas páginas brasileiras com joguinhos para crianças, resolvi criar o messenger. Tinha 11 anos. Foi quando começou a minha aventura online.

Passado pouco tempo veio o hi5, a minha primeira rede social. Não me lembro, precisamente, do tempo que durou o auge do hi5, mas devem ter sido cerca de 4 anos...

Quando ainda andava toda contente a mudar as cores do meu perfil (não, no facebook não dá, parem de arranjar vírus), a alterar a “música preferida” e a aderir a grupos, comecei a ouvir falar do facebook. A ideia que eu tinha na altura era de que se tratava de uma rede social para jovens-adultos, o que não me atraía nada visto que tinha 12/13 anos…

Gostava de me lembrar do que é que me levou a criar lá uma conta… Se foi um convite no hotmail, se foi por me terem falado nisso… Mas não me lembro.

Desde que estou no facebook, tenho assistido a algumas mudanças (que não passam de uma forma de manter aquilo “vivo” o mais tempo possível).

Lembro-me da quantidade de quizzes que havia… “Com que personagem da disney és parecida?”, “Que carro combina com a tua personalidade?”… Eram quizzes por todo o lado! Agora o que enche o facebook são, essencialmente, as páginas de humor, cheias de imagens do 9gag e afins, os pedidos de aplicações... e as piadas sobre o Relvas...

 O facebook, neste momento, é uma espécie de montra em que estão expostas todas as manias, modas, maneiras de falar (e, neste caso, escrever) dos jovens (eu incluída, obviamente).

A última praga que para aí anda é o “ask.fm”, que veio com a chegada do tumblr. A cada altura que faço um “refresh” na página inicial do facebook, aparece alguém a dizer “façam-me perguntas, não tenho nada para fazer”. E a verdade é que resulta. 



Uma ferramenta que agora puseram no facebook são os toques. João Anastácio deu-te um toque; Maria Fabiana deu-te um toque; Bruno Miguel deu-te um toque… E nenhuma dessas pessoas é amiga no facebook da pessoa que leva com o toque. Porque não fazer um pedido de amizade? A probabilidade de não aceitar é grande, mas a de não responder ao toque é ainda maior.

Acho que o facebook foi a rede social que conseguiu abranger o maior número de faixas etárias. Nos jovens da minha idade, talvez o hi5 tenha tido tanto sucesso como o facebook, mas o hi5 nunca conseguiu alcançar a maioria da população.



Não sei se foi pelo facto de, enquanto ainda andávamos no hi5, os adultos que agora vemos no facebook já terem uma conta criada; se foi pela evolução da tecnologia nestes 5 anos que aproximou mais gente ao mundo virtual; ou se foi simplesmente uma moda que levou a que toda a gente quisesse criar um facebook.

Mas tal como todas as modas, o facebook também irá ter a sua queda… A minha estimativa é que isso aconteça praí daqui a 3 anos… Não vai ser algo repentino, mas, provavelmente, aos poucos, irão aparecer links (no facebook… irónico) de contas que muitos, entretanto, irão criar nessa nova rede social.

Agora temos o twitter e o tumblr, mas que não substituem, de modo algum, o formato do facebook. Por isso é que, muito possivelmente, vai ter de surgir aí qualquer coisa que faça com que vamos deixando o facebook, como fizemos com o hi5.

Eu já vi algumas pessoas com uma nova rede social que se chama google plus. Talvez seja essa que pegue...

Isto se não morrermos todos daqui a 4 meses. Sendo assim, não haverá nova rede social para ninguém...

Sem comentários: