domingo, 30 de setembro de 2012

"Os meus desenhos animados eram melhores que os teus... Toma, toma!"



Os próximos adolescentes a seguir à nossa geração não vão ter memórias do Ash a apanhar os 150 pokémons ao lado do seu pikachu… não terão consciência do quão importante é alimentar e “não deixar morrer” um aparelho de plástico (tamagotchi)...   não irão ter a imagem da Leopoldina como um pássaro com asas, mas sim uma mulher-pássaro com um colete à prova de balas…  nunca terão uma prateleira cheia de cassetes VHS… não associarão a Disney ao Mickey e à Cinderela, mas sim ao Zac Efron e à Hannah Montana…


Visto que sou adolescente, ainda estou a recolher as memórias a que chamarei as “memórias do meu tempo”, mas como já ultrapassei a fase da infância, já me posso armar em crescida e dizer a miúdos dos 5 aos 12 “que no meu tempo é que era bom”.

Eu acho que é muito comum as pessoas nascidas em décadas anteriores (como nós, meus velhos sábios) acharem que os programas de televisão que passavam quando eram crianças é que eram bons e que nada têm a ver com a “porcaria” que anda a passar por aí agora.

Mas essa “porcaria”, daqui a uns anos, será exatamente a mesma relíquia que são, para nós, os primeiros episódios do Pokémon, a primeira temporada de “Uma Aventura”, o Batatoon… e por aí fora…


As novas personagens humanas da Disney, como a Hannah Montana e companhia, terão o mesmo valor que todas as personagens humanas e não humanas que temos na nossa memória. Todos aqueles programas que agora passam na SIC K e Disney Channel serão tão inesquecíveis como aqueles que víamos religiosamente no Batatoon, Canal Panda e Disney Kids.


É tudo relativo...

Sem comentários: