sábado, 9 de fevereiro de 2013

Síndrome do Mundo Mau

Esta semana descobri que surgiu um novo síndrome chamado Síndrome do Mundo Mau. É mesmo este o nome. E acho que é bastante esclarecedor do que se trata.

O Síndrome do Mundo Mau acontece "quando um indivíduo altera o seu comportamento em função daquilo que dizem as notícias, sentindo-se em perigo e com medo e optando, cada vez mais, por não sair de casa".

É provável que conheças alguém que ache que tudo é mau. Desde os hospitais que nunca funcionam, aos polícias que são todos corruptos e os políticos uns impostores gananciosos. Tende a achar que o Mundo vive numa espiral de desgraças e que apenas uma ínfima percentagem da população é que tem uma vida minimamente feliz e com condições.

Poderá ser apenas um pessimista revoltado que, apesar de achar que o Mundo está na lama, vive a sua vida tranquilamente a mandar um bitaite aqui e ali. 

Mas o que se tem vindo a observar é que há gente que deixa de conseguir prosseguir  normalmente o seu quotidiano, por achar que o Mundo para lá da porta da sua casa está um caos, com toda a gente a viver miseravelmente.



Na breve recolha de informações sobre este síndrome, li que, apesar de se verificar em várias faixas etárias, aparece principalmente a partir da meia-idade com sintomas como depressão, ansiedade e aumento de peso, sendo as crianças também muito vulneráveis: ouvindo as notícias alarmistas dos telejornais, preocupam-se excessivamente com a possibilidade da sua família vir a ficar sem dinheiro.

Efectivamente, com o bombardeamento de más notícias que levamos em todos os telejornais (todo o santo dia!), ou se tem uma estrutura psicológica razoavelmente estável que nos permite avaliar o Mundo num todo, descentrando-nos da família cuja casa vai ser hipotecada, ou começamos a viver num estado pessimista tal, que o pânico provocado por um hipotético aumento de impostos ou um possível desemprego dos nosso pais, nos impede de ter uma vida minimamente tranquila.

Sem comentários: